Panamá recebe relíquia de Dom Romero


Data da Postagem: 05 de Outubro de 2018

A Basílica de Dom Bosco na Cidade do Panamá, recebeu uma relíquia do Beato Óscar Arnulfo Romero, um dos padroeiros da Jornada Mundial da Juventude

Cidade do Vaticano

A Basílica de Dom Bosco na Cidade do Panamá recebeu uma relíquia do Beato Óscar Arnulfo Romero, um dos padroeiros da Jornada Mundial da Juventude. Para a ocasião foi celebrada uma cerimônia presidida pelo arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa.

Numerosos fiéis acolheram o relicário com um pedaço de tecido com o sangue de Dom Romero após cair morto em 24 de março de 1980 enquanto celebrava a missa capela do Hospital da Divina Providência de San Salvador. Também chegaram um busto e uma réplica da sua mitra.

A relíquia ficará no Panamá até o final da Jornada Mundial da Juventude que será realizada em janeiro de 2019, e durante este período fará peregrinações em várias partes do país.

No próximo dia 14 de outubro o Papa Francisco proclamará santo Dom Romero e o Papa Paulo VI e com eles serão canonizados  também dois sacerdotes, duas religiosas e um leigo.

Relíquia de primeiro grau

Em julho deste ano já tinha chegado ao Panamá uma relíquia de primeiro grau do Beato Óscar Arnulfo Romero. Trata-se de um pequeno fragmento de uma de suas costelas que foi extraído no momento em que realizaram a autópsia depois de seu assassinato em 1980. O pequeno fragmento está colocado sobre um quadro com uma imagem de Dom Romero, que foi Arcebispo de San Salvador. A relíquia foi enviada pela igreja em El Salvador e entregue a Dom Ulloa pelo padre Rafael Urrutia, postulador da causa de canonização do beato salvadorenho.

Preparação para a JMJ no Panamá

Para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá, chegarão jovens de todo o mundo, principalmente da América Latina, assim terão a oportunidade de homenagear as relíquias de Dom Romero.

Para o encontro está prevista a presença de cerca de 600 mil jovens de várias partes do mundo, e a expectativa é grande pela presença do Papa Francisco, a última visita de um Papa foi a de João Paulo II em 1982.


Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-10/dom-romero-panama-reliquia.html