Grupos iniciam Novena de Natal 2019 “Reunidos em Família esperando a vinda do Senhor”


Data da Postagem: 03 de Dezembro de 2019

Com o início do período Litúrgico do Advento, as pequenas comunidades e grupos da Igreja no Brasil se preparam para a chegada do Menino Jesus. Este ano, vários grupos usarão a Novena de Natal 2019 “Reunidos em Família Preparando a vinda do Senhor”, oferecida pela Edições CNBB.

A Novena de Natal 2019 tem as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) como horizonte e busca incentivar que as comunidades sejam cada vez mais “casas acolhedoras”, onde todos sintam como irmãos e irmãs. Na diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), por exemplo, cerca de 3,6 mil comunidades eclesiais se reunirão para viver os nove encontros.

A equipe de Comunicação da CNBB, em Brasília, vai acompanhar o passo a passo de três grupos que viverão a experiência da Novena de Natal 2019: o grupo de colaboradores (as) na sede da entidade em Brasília; o grupo São Marcos, um grupo de círculo bíblico da Comunidade Santana, no bairro Alto Zumbi, na diocese de Cachoeiro de Itapemirim; e na diocese de Picos (PI), na paróquia São José Operário.

 

| Grupo de colaboradores na sede da CNBB em Brasília

O grupo de colaboradores da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), iniciou nesta segunda-feira, 2 de dezembro, a preparação para o Natal, por meio da celebração da novena oferecida pela Edições CNBB. Nas próximas duas semanas, os departamentos estarão à frente da organização de cada encontro. Os colaboradores também estarão envolvidos na iniciativa “Natal do Bem”, com a doação de alimentos, brinquedos, roupas e livros. O primeiro encontro da novena, celebrado nesta segunda-feira, 2, foi preparado pelos setores de Acolhida e Nutrição da sede da CNBB.

 

Flávia Mendes, colaboradora do departamento de Nutrição, auxiliar de cozinha | Foto: CNBB/Caio Lima

Partilha da Flávia Mendes
Departamento de Nutrição (auxiliar de cozinha)

“É muito bom e gratificante todos estarem falando do amor de Jesus por nós, falando de como Deus tem sido maravilhoso com cada um. Para mim, foi uma forma de eu ser grata como Deus tem sido fiel na minha vida. Eu senti a presença dele, como eu tenho sentido aqui na CNBB, em cada lugar. É muito bom a gente fazer as novenas, as missas, estar se fortalecendo, se renovando no Espírito de Deus. É Ele que nos dá luz, nos dá vida, nos dá amor. Eu sou grata a Deus por Ele ter me aberto esta vaga de emprego, havia muito tempo que eu estava desempregada, entregando currículo e não aparecia nada. Estou em uma área que não é a minha, mas estou feliz, pois Deus sabe de todas as coisas.  É importante a gente estar escutando os colegas. Temos que a agradecer todos os dias da nossa vida”.

 

| Paróquia São José Operário, diocese de Picos (PI)

Um dos nove casais da paróquia São José Operário, na diocese de Picos (PI), que vão coordenar as novenas | Foto: Comunicação diocese de Picos

Na paróquia São José Operário, na diocese de Picos (PI),  um grupo formado por nove casais paroquianos está se articulando para celebrar nas comunidades as novenas de Natal. O grupo desenvolve diversas ações e atividades dentro e fora dos Encontros dos Casais Paroquianos (ECC).

O pároco da paróquia São José Operário, padre Francisco de Assis, relata que um dos objetivos deste grupo é acompanhar, motivar e ver como a fé é vivida nas comunidades da paróquia, além de se prepararem para a celebração do Natal.

Três setores da paróquia serão contemplados com as novenas. “As famílias que receberão as novenas são as mais carentes e que não podem se deslocar até a Igreja por motivos de enfermidade”, destacou o padre. Os encontros da novena terão início no próximo dia 10 de dezembro, às 19h30. Ao final do último encontro, no dia 20/12, será celebrada uma missa na comunidade Lousinho Monteiro.

 

 | Cachoeiro do Itapemirim (ES)

O grupo São Marcos, na diocese de Cachoeiro do Itapemirim, marcou o início da novena para o dia 14 de dezembro.

 

Com colaboração de Isael Pereira – Assessor de Comunicação Picos (PI)

O post Grupos iniciam Novena de Natal 2019 “Reunidos em Família esperando a vinda do Senhor” apareceu primeiro em CNBB.