CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 - “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”


Data da Postagem: 09 de Fevereiro de 2017

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017



    Todos os anos, a (CNBB) Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal, como itinerário do cultivo e do cuidado comunitário e social. “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” é o tema da Campanha para a Quaresma em 2017. O lema é  inspirado no texto do livro do Gênesis 2,15: “Cultivar e guardar a criação”. A campanha tem como objetivo geral: cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

    Bioma quer dizer a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação, água, superfície e animais. Uma “paisagem” que mostra uma unidade entre os diversos elementos da natureza. “um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e contínua, cujo clima é mais ou menos uniforme, e cuja formação tem uma história comum” (Texto-Base CF 2017, introdução).

    A Quaresma é um tempo forte de penitência e de mudança de vida: cultivar o caminho de Jesus Cristo. Os exercícios do cultivo que a Igreja nos propõe, no tempo da Quaresma, são aqueles que abrem nossa pessoa à graça do encontro: Jejum, oração e esmola. Nesses quarenta dias somos convidados a escuta atenta da Palavra de Deus, e a busca da reconciliação com Deus e com os irmãos. É um tempo de intensa oração e de entrega à vontade de Deus.

    É um tempo que fazemos nossa caminhada para a Páscoa, animados pela Palavra e unidos aos sentimentos de Jesus Cristo, cultivando a oração, o amor a Deus e a solidariedade fraterna.



Pe. Bruno Elizeu Versari

Pároco


CF 2017