Campanha da Fraternidade 2017


Data da Postagem: 01 de Março de 2017

        Durante a Quaresma, a CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade a ajudar-nos a assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A Campanha da Fraternidade ilumina e valoriza de modo particular os gestos fundamentais deste tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola. Neste ano, o tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. E o Lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).

            O cuidado da criação tem uma expressiva dimensão teológica e um tema profundamente bíblico. A Sagrada Escritura começa falando da criação e, consequentemente, sua primeira apresentação é de Deus como Criador, a fonte da vida. Não um Deus herói e nem um Deus terrível, que assusta, mas um Criador que, na linguagem simbólica da Bíblia, cria um paraíso onde o homem e a mulher possam viver realizados, felizes. Por isso, o tema da CF2017 é uma profissão de fé em Deus como criador e, profissão de fé que a criação é obra das mãos de Deus.

            A reflexão da CF2017 tem como centro os biomas brasileiros. O magistério da Igreja tem-se manifestado muitas vezes a esse propósito. O papa Francisco constantemente nos lembra que além do cuidado ecológico é preciso cultivar a cultura da ecologia humana para defender e respeitar a sacralidade da vida em todas as dimensões. Não apenas o cuidado dos recursos naturais, mas que os recursos naturais sejam preservados em vista da dignidade e da sacralidade da vida. Isso abre uma vasta perspectiva para uma espiritualidade e uma mística a partir da criação.

            A Quaresma, isto é, quarenta dias, é um tempo de graça e de bênção, marcado pela escuta da Palavra de Deus; de reconciliação com Deus e com os irmãos. Tempo de oração, de jejum como disponibilidade, entrega e docilidade à vontade do Pai; de partilha de bens e de gestos solidários, de atenção misericordiosa com os pobres e necessitados.

            A caminhada quaresmal, com suas características de penitência, conversão e redescoberta da graça do Batismo, estimula e acompanha o processo do nosso crescimento na vida cristã, segunda as potencialidades e a vocação recebidas no Batismo. O tempo da Quaresma, como momento de renovação da vida cristã através do itinerário batismal que o envolve estimula a viver uma vida engajada na comunidade.