Quando 1+1= 1? - Projeto Recém-casados


Data da Postagem: 23 de Agosto de 2022

Quando 1+1= 1?

Unidade financeira


Projeto Recém-casados


No terceiro domingo de cada mês, temos um momento muito especial com nossos jovens casais. Iniciamos com a missa às 18 horas, e, em seguida, partilhamos um delicioso lanche, música e também um assunto importante para a vida matrimonial.

Nesse último domingo, tivemos a oportunidade de conversar com nossos jovens casais sobre um assunto muito sensível: o dinheiro do casal. Este tema, inclusive, é um dos principais motivos de brigas e divórcios e é muito importante, por isso é tão urgente propor este diálogo, para entender como isso pode atingir nosso relacionamento.


Porém, antes de falarmos diretamente de dinheiro, lembramos o momento do nosso matrimônio com a passagem do livro de Gênesis (2, 24) que diz: “O homem deixará seu pai e sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois numa só carne”. Nesse momento, ou seja, a partir do nosso SIM no altar, abrimos mão do nosso EU, PARA SERMOS UM – A UNIDADE.

E quando optamos por entregar-se mútua e espontaneamente a outra pessoa no sacramento do matrimônio, renunciamos ao INDIVIDUALISMO e aceitamos que o COMPARTILHAMENTO é completo da própria vida espiritual e também material. Assim, nasce a UNIDADE FINANCEIRA, onde não existe mais o SEU dinheiro ou o MEU dinheiro, e sim o NOSSO dinheiro (1 +1 =1).


Dar-se em matrimônio é ter uma mudança do comportamento individual para os objetivos do casal e da família. A partir de agora, os interesses pessoais, objetivos, planos, problemas, vitórias ou derrotas decorrem das decisões consensuais da família e não mais da vontade individual. O compartilhamento gera comunhão, e é um exercício diário que deve ser feito com muito diálogo e transparência entre os esposos. Além disso, é um ensino dirigido a uma nova geração de filhos, que aprenderão com os pais valores como: partilha, altruísmo, caridade e solidariedade.


Esperamos que os jovens casais reflitam sobre esta questão, e abram seu coração para a UNIDADE. Lembrando que DEUS é o nosso provedor e também nos sustenta no caminho da FÉ e do AMOR. “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe" (Mateus 19,6), nem mesmo o DINHEIRO.


Andrea e Altemar

Coordenação da Pastoral Familiar