A Igreja é missão


Data da Postagem: 15 de Outubro de 2022

A Igreja é missão


“Recebereis a força do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1,8).


Prezados Irmãos e Irmãs, inspirada pela sagrada escritura, nossa igreja coloca em evidência todos os meses de outubro a dimensão missionária, para que, cada vez mais tenhamos em mente que a Igreja católica é missionária por natureza. “A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na missão do filho e do Espírito Santo” (AD GENTES, n.2). Cristo foi enviado pelo Pai para “anunciar a Boa Notícia aos pobres. Enviou-me para anunciar a libertação aos presos e a recuperação da vista dos cegos, para dar liberdade aos oprimidos” ( Lc 4,18). Como o Pai enviou Cristo, Ele também nos envia para continuarmos sua missão neste mundo. “A Paz esteja com Vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês (Jo 20,21).


Para este ano de 2022 a Campanha missionária apresenta o Tema “A igreja é Missão”, que conclui um caminho de três anos quando se destacou a natureza missionária da igreja: em 2020 “A vida é missão”; 2021 Jesus Cristo é missão”; 2022 “Igreja é missão.


O Lema deste ano “Sereis minhas testemunhas” é inspirado nos Atos dos apóstolos e deve provocar um questionamento em nós: como e onde testemunhar Cristo hoje? Algumas respostas: conhecendo Jesus, e a Sagrada Escritura nos leva a esse conhecimento; a Igreja cada vez mais proporciona meios e condições para nos aproximarmos de Jesus; entendendo o significado do batismo e que este gera vida nova com identidade de cristãos; A partir do conhecimento da mensagem de Jesus, devemos testemunhar seus ensinamentos na vida diária, onde quer que estejamos. “Sal da terra e luz do mundo, na Igreja e na sociedade! Os cristãos leigos e leigas receberam, pelo batismo e pela Crisma, a graça de serem Igreja e, por isso, a graça de serem sal da terra e luz do mundo”. (Doc da CNBB 105, pag. 9).


Nossa Senhora, primeira missionária, nos ensina o caminho para testemunhar Cristo: “Fazei tudo o que ele vos disser”. E Jesus revela nos evangelhos o que espera de cada um de nós, como discípulos missionários.

Quando ouvimos na Igreja a palavra missão, pode vir à mente somente os trabalhos da igreja em terras distantes. Com nossas orações e nosso dízimo/doações, nossa paróquia participa realmente, entre outras, da missão que se realiza na República da Guiné-Bissau, continente africano. No entanto, a missão acontece também na vivência diária dos mandamentos por cada um de nós. Mandamentos esses que se resumem em amar a Deus e ao próximo.


Para fortalecer nosso espírito missionário, neste mês de outubro durante as Santas Missas, destacamos com símbolos (bandeiras com as cores dos continentes e globo) o caráter universal da ação da Igreja Católica. Também realizaremos para todos os paroquianos, dois momentos para reflexão e celebração: Dia 17/10, às 20:00 Horas “Reflexão sobre Missão, com o Padre Anderson Dias Gumieri, de Paiçandu; Dia 31/10 às 20:00 horas, Noite Celebrativa com o Santo Terço Missionário.

Animados pelo Espírito Santo, saciados pela Eucaristia, instruídos pela palavra, cumpramos com o mandato que Cristo a nós confiou e assim um dia ouviremos com alegria: “Venham benditos de meu Pai! Recebam por herança o Reino preparado para Vocês desde a criação do mundo” (Mt 25,34).


COMIPA - Paróquia Santa Maria Goretti