Batismo: o sacramento da fé e a porta dos sacramentos


Data da Postagem: 19 de Agosto de 2023

Batismo: o sacramento da fé e a porta dos sacramentos

Animador: Irmãos, hoje vamos refletir um pouco mais sobre o belo sacramento do Batismo e seus símbolos. Lembremos que um dia fomos levados por nossos pais às águas fecundas da fonte batismal e, mais tarde, confirmamos esse batismo com o sacramento do Crisma. Queremos aqui aprofundar nosso conhecimento sobre esse sacramento de Salvação, o santo batismo, que nos enxerta em Cristo e nos tornamos coparticipantes da graça e do mistério da sua Páscoa. Queremos, igualmente, dar graças ao Senhor por todos os batizados de nossa comunidade. Ao longo dos quase 60 anos, nossa comunidade, a Igreja, nossa Mãe, fecundada pelo Espírito Santo, gerou em Cristo, para o Pai, vidas novas.

Canto: Vem Espírito Santo, vem iluminar

Deus nos ilumina

L1: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus (Mt 28,18-20).

Animador: A passagem do Evangelho que ouvimos, fala do mandato de Cristo aos Apóstolos para anunciar o Evangelho e batizar os que crerem. Para a Igreja, este episódio, do mandato do Senhor Ressuscitado, se trata da instituição do sacramento do batismo pelo próprio Cristo. Ele é o autor do sacramento batismal que nos lava e nos purifica de todo pecado e nos dá acesso ao Pai.  O batismo se torna, portanto, o sacramento da fé e a porta dos sacramentos.

L1: A Igreja é mãe generosa que abre as portas e acolhe a todos que a procuram e desejam fazer uma caminhada de amor. No dia do sagrado batismo, simbolicamente, a porta da Igreja encontra-se fechada e os pais com a criança, que será batizada, estão do lado de fora, eles caminham em direção da porta, batem-na e pedem para entrar. Essa caminhada feita da porta até o sagrado Altar, faz lembrar o caminho que o cristão deverá trilhar após ser batizado, até o dia em que mergulhará, definitivamente, no mistério de amor da Santíssima Trindade, no céu.

L2: Esta caminhada até o sagrado Altar quer lembrar a todos que o sacramento do batismo, o sacramento da porta que se abre, é o primeiro sacramento de um caminho que o neófito deverá trilhar na força do Santo Espírito, no seguimento de Jesus Cristo, que o conduz ao Pai.

Todos: Senhor Jesus, obrigado por nos lavar e nos purificar de todo o pecado e nos

conduzir ao Pai, na força do Espírito Santo. Dai-nos a graça de vivermos santamente o

compromisso batismal.

“Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

Animador: O batismo deve ser ministrado em nome da Santíssima Trindade: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). Assim, querida comunidade, revela-se neste sacramento a Revelação-Salvação de Deus na história dos homens; e a Igreja confirma a nossa fé na graça e na paz de nosso Senhor Jesus Cristo, no amor de Deus que é Pai misericordioso, na comunhão do Espírito Santo.

L3: Após lembrarmos, pais, padrinhos e comunidade, que a vida daquela criança é um dom de Deus, um verdadeiro presente à humanidade, a criança é assinalada na fronte com o sinal salvador da Cruz. Na fronte, com o desejo e o pedido de que ela aprenda a conhecer o Senhor e a segui-Lo. Como este sinal, o catecúmeno é acolhido no seio da comunidade e passa a fazer parte do Corpo Místico, da Igreja.

Todos: Senhor Jesus, obrigado por nos marcar com o sinal do vosso amor redentor e nos conduzir ao Pai, na força do Espírito Santo. Dai-nos a graça de vivermos santamente o compromisso batismal.

“Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3,3).

L4: A Igreja, isto é, a comunidade dos seguidores de Jesus, fundada na fé apostólica, vai

compreendendo melhor este sacramente e aprofundando-se neste mistério batismal. Receber o batismo é morrer para o mundo e nascer para a vida nova da fé. É o novo nascimento que Jesus explicava a Nicodemos: “Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3,3).

L5: Os antigos Padres da Igreja ensinavam que este novo nascimento nas águas do batismo era um rito de morte e renascimento. Ensinavam que no ato da imersão (descida) na água se travava uma luta contra o inimigo que era vencido com a emersão (subida) do batizando pela graça de Deus, a força de Cristo e o poder do Espírito. A água era o banho purificador de todo mal (pecado original) que separava o ser-humano de seu Deus e restaurava a santidade original colocando-o novamente em estado de graça.

Animador: Para nós cristãos, a Pia batismal é como o “útero” da mãe Igreja. O ministro

ordenado tomando o Círio Pascal, sinal do Cristo ressuscitado na comunidade, o introduz na Pia, pedindo que a força do Espírito Santo fecunde aquela água, a fim de que nasçam os novos filhos de Deus e da Igreja.

Todos: Senhor Jesus, obrigado por nos banhar em vossa divina misericórdia e nos

conduzir ao Pai, na força do Espírito Santo. Dai-nos a graça de vivermos santamente o

compromisso batismal.

“Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu” (Lc 10,20).

L1: À preparação para essa batalha contra o inimigo nas águas é precedida o rito da unção

com o óleo do batismo. Isto é, antes do batismo, o sacerdote unge a criança no peito como

uma guerreira de Deus, dizendo: “O Cristo Salvador lhes dê sua força. Que ela penetre em sua vida como este óleo em seu peito”. Tendo saída das águas como vencedor com a força de Cristo, após o batismo, a criança é ungida na cabeça com o óleo do Crisma, sendo confirmada como membra eleita do povo de Deus e consagrada ao Senhor com o óleo santo.

L2: A graça do batismo é graça de salvação. Por este sacramento somos fortalecidos na luta contra o mal e contra o pecado do mundo. O óleo do batismo com que fomos ungidos em nossos peitos é preparação para esta luta: “Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé” (1Pd 5,8-9). O óleo do Crisma com que fomos ungidos após o batismo, é nossa eleição para fazer parte do povo de Deus: “Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu” (Lc 10,20).

L3: Os pais humildemente levam a criança e a entregam a Deus. A partir do momento que é consagrada, ela pertence a Deus e o esforço dos pais, ajudados pelos padrinhos e comunidade, é para que aquela criança tenha a imagem de Deus. Isto é muito importante, pois a dedicação dos pais, não é para que a criança tenha as suas imagens e amem limitadamente como eles amam, mas que tenha a imagem de Deus e aprenda a amar a semelhança de Deus. Em poucas palavras podemos dizer que a vocação, a missão que Deus confia aos pais é essa: ajudar a criança a ter a imagem e a semelhança do seu Criador.

Todos: Senhor Jesus, obrigado por nos dar forças neste tempo de combate e caminhar ao nosso lado, conduzindo-nos ao Pai, na força do Espírito Santo. Dai-nos a graça de vivermos santamente o compromisso batismal.

“Quem me segue não andará nas trevas” (Jo 8,12) 

Animador: O evangelista João apresenta Jesus como a luz do mundo: “Eu sou a luz do

mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo 8,12). Jesus é a nossa luz, é ele quem dissipa as trevas da ignorância e ilumina nosso caminho. Ao final do rito do batismo, temos o rito da luz onde os padrinhos acendem as velas no Círio Pascal e assumem o compromisso compartilhado com os pais de levarem às crianças a luz de Cristo.

Refrão: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós! (Bis)

L4: O novo nascimento é viver na luz sendo iluminados pelo Espírito Santo e renunciar as trevas do mundo (pecado). Perseverar na fé e manter a lamparina acesa e quando o óleo estiver acabando, preencher novamente a lamparina de óleo para que não se apague. Assim é a nossa fé, a oração constante e perseverante é nosso óleo que mantem nossa fé viva e também para não nos enveredarmos pelos caminhos do mundo que desembocam na ilusão e na angústia, pois só em Deus está a Verdade, só em Deus está a Vida, só em Deus está a felicidade.

L5: Peçamos no silêncio do nosso coração: “Senhor, nunca me deixe me afastar de vós, me ilumine e me conduza todos os dias e em todos os momentos na vossa luz”. Deus está sempre conosco, se alegra com o nosso desejo de amá-lo, correspondendo ao seu infinito amor por nós. Caminhemos como filhos e filhas da luz.

Todos: “Senhor, nunca me deixe me afastar de vós, me ilumine e me conduza todos os

dias e em todos os momentos na vossa luz” e que eu seja sinal da Vossa luz no mundo.

 

Animador: Irmãos, que maravilha e que graça é este santo Sacramento do Batismo. Deus nos quer com ele para sempre, é misericordioso conosco e cheio de bondade, corrige nossas faltas com amor para vivermos na Sua graça e santidade. Que este encontro nos ajude a fortalecer nosso compromisso de fé assumindo e vivendo santamente o nosso batismo.

Partilhando a nossa caminhada

1. O que mais me chamou atenção no tema de hoje?

2. A nossa comunidade está sendo esse sacramento de portas abertas?

3. Quando tem celebração do batismo na Paróquia, tenho participado? Me alegro com os novos batizados?

4. Como estou vivendo o testemunho de fé, enquanto ungidos no peito, para a luta contra o mal? Conforme o rito da unção com o óleo do Crisma, como compreendemos a graça de nossa eleição como membro do povo de Deus?

5. Quais são os desafios em nossos tempos para perseverar na luz do Senhor?