Pastoral de Liturgia e Canto


    Liturgia é uma palavra de origem grega, cujo significado é “serviço público”, uma obra realizada em benefício do povo. A Igreja assumiu e aplicou o termo liturgia no sentido de “serviço divino”, serviço religioso e ritual.

    A Pastoral da Liturgia é a responsável pela preparação e organização das equipes que irão atuar nas missas, como a acolhida, as procissões de entrada e das oferendas, as leituras e as preces do povo.

    Nossa paróquia está organizada em nove comunidades que são escaladas para as missas dos finais de semana. Algumas pastorais e movimentos também são escalados em datas específicas, como a Pastoral da Catequese, a Pastoral Familiar, o Grupo de Jovens, o Movimento Cursilho e Movimento dos Vicentinos.

    Cada comunidade, pastoral ou movimento tem a responsabilidade de organizar a equipe para missa que está escalada, preparar as preces, escalar os leitores e o precista.

    O nosso objetivo é ajudar toda a comunidade a celebrar bem, ou seja, deixar que a assembleia reunida se envolva na ação litúrgica em todas as suas dimensões, em sua natureza íntima teológica e na sua expressão externa.

    Para tanto, o canto é necessário e imprescindível na liturgia, pois por meio dele se atinge uma participação mais ativa na celebração eucarística, em forma de oração ou de comunhão, porém, eles são escolhidos de acordo com o Tempo Litúrgico, a tônica da Celebração, buscando sempre seguir as normas litúrgicas.

    A tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da Liturgia solene. (SC 112)

    Em nossa Paróquia os cantos são escolhidos, geralmente, com as sugestões dos diferentes grupos, sob a orientação do pároco. Cabe ressaltar que em todas as celebrações (missas) os cantos são padronizados.

    O nosso objetivo é fazer com que a comunidade celebre e faça a sua experiência com Cristo ressuscitado, inserida em cada Tempo Litúrgico especifico.




Coordenação Paroquial Liturgia:

Lúcia Hitomi Takakura

Claudemir Albino de Araújo

Coordenação Paroquial do Canto:

Claudicéia Linhares de A. Bezerra


Operadores de Multimídia:

Coordenador: Diác. Jones Soares

Vice-coordenador: Élvio Luiz Corridioli Michels

Operadores:

Adriana Miranda Loidi

Aline Priscila da Silva Ribeiro

Bernadete Rambo

Fernanda Volpato Gasparello

Ivani Aparecida Basso

Janaina Miranda Euflausino

Katia Christina 

Luis Sebastião Andrian

Michele Nogueira Cadorim

Washigton Luiz F. Santos


Operadores de Som:

Coordenador: Élvio Luiz Corridioli Michels

Operadores:

Paulo Ciochetta

Thiago da Costa

Jônatas Lenotti

Cláudio Aparecido

Gabriel Henrique Machado

Douglas Rafael Kosinski

João Gabriel

Camila de Dio


Formação de 2017