MATRIMÔNIO


    O Matrmônio é um pacto de amor, aliança matrimonial entre o homem e a mulher que se entregam um ao outro para o bem dos cônjuges e a geração e a educação da prole. 

    São propriedades essenciais do Matrimônio a unidade e a indissolubilidade (separação) do sacramento em si.

    O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se com o mesmo amor que Cristo amou a sua Igreja; a graça do sacramento leva à perfeição o amor humano dos esposos, consolida sua unidade indissolúvel e os santifica no caminho da vida eterna.

    São Paulo diz: "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja [...] É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e a sua Igreja".

    O Matrimônio deve significar para os esposos a missão de participar na transformação do mundo e da sociedade. 

    O Matrimônio baseia-se no consentimento dos noivos, into é, na vontade de doar-se mútua e definitivamente para viver uma aliança de amor fiel e fecundo.

    O Matrimônio se configura dessa forma como um ato público (eclesial) e, por isso, apresenta limitações quanto ao local a ser celebrado.

Fonte: Estatutos, Diretórios e Subsídios - Arquidiocese de Maringá 2014

            CURSO DE PREPARAÇÃO PARA OS NOIVOS

    A preparação de noivos nesta paróquia, acontece em 5 encontros sendo um encontro por semana. A mema pode ser feita a partir de um ano da data da preparação até o casamento (tendo locais que pedem com 6 meses antes do casamento).

    As inscrições são passadas aos casais da Pastoral Familiar, sendo esses que entrarão em contato com os noivos para agendar os horários da preparação e explicar como a mesma funciona. Os noivos devem preencher a ficha de inscrição na secretaria ou imprimi-las por aqui e levá-las preenchida na secretaria, e essa será passada por ordem de data de casamento para os casais da Pastoral.

            DÚVIDAS FRENQUÊNTES SOBRE MATRIMÔNIO, CLIQUE AQUI

           FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PREPARAÇÃO DE NOIVOS, CLIQUE AQUI

            DOCUMENTAÇÃO PARA PROCESSO DE CASAMENTO, CLIQUE AQUI