VIVA O NATAL!!


Data da Postagem: 09 de Dezembro de 2016

VIVER O NATAL

"Somente uma vida dedicada aos outros,

 vale a pena ser vivida” (Albert Einstein)


       O Natal é uma festa diferente. Crianças, jovens e adultos, todos sentimos que há qualquer coisa de especial no ar que nos envolve. Até os homens de coração mais duro sentem aflorar em seus gestos e em seu semblante um sentimento de humanidade e fraternidade.

        Mas Natal não é só festa em família, não é troca de presentes, árvore, bolas coloridas, nem somente atmosfera diferente, nem apenas um momento na História, não é apenas uma “noite feliz”, nem a comemoração de algo que aconteceu a mais de dois mil anos. Natal não é passado.

        Natal quer dizer: Deus no meio dos homens. O Deus de toda eternidade aceitou viver na terra um período de nossa História, se encarnou através de Maria e, por obra do Espírito Santo, quis ser um de nós. Por sua experiência, Cristo conhece nossa vida, nossas alegrias, nossas tristezas e nossa morte.

        O mesmo Cristo que nasceu em Belém, continua a nascer hoje, ou pelo menos, pretende nascer a cada dia, em cada coração. Depende de nós, deixa-Lo nascer ou abortá-lo mesquinha e egoisticamente.

        Neste tempo, somos chamados a refletir como está sendo nossa vida, o que estamos fazendo de bom e o que deixamos de fazer. O mal que praticamos, a tristeza que plantamos, a mentira que semeamos, as discórdias que espalhamos, a dor que causamos, o pão que recusamos, o abraço e o sorriso que negamos.

        O sacramento da confissão ou penitência nos espera. Deus quer a nossa reconciliação com Ele e com os irmãos. Ele nos aguarda na pessoa dos sacerdotes para uma verdadeira confissão, arrependimento e reconciliação. Aí então, dignamente receber o Cristo Eucarístico, participando da Sagrada Comunhão. É a festa do Pai amoroso com a volta do filho pródigo para casa.

        Nós temos muitos motivos para não apenas comemorar, mas celebrar e viver o Natal. Natal que não se restringe a apenas um dia ou uma noite, mas que perdura pela vida toda. Cada momento do cristão deve ser um contínuo renascer de esperanças, de alegrias e de certeza. A vida do cristão, baseada nas verdades ensinadas por Cristo, não deve ser apenas esperança, mas certeza de um mundo melhor.

        Somos todos convidados a um encontro mais próximo com o Cristo e tal encontro depende de mim, de ti, de cada um de nós. Que este encontro se renove a cada dia. Que a nossa vida seja sempre um SANTO E FELIZ NATAL.



Natal



Vera e Jair Galina

Coord. Pastoral de Liturgia da Com. São Paulo Apóstolo.

Colaboradores - Pastoral do Batismo.