PRIMEIRA VISITA AS COMUNIDADES


Data da Postagem: 30 de Agosto de 2017

Caminhar juntos


Image title


    Sinodalidade, isto é, caminhar juntos, é a proposta da Igreja desde do seu início. É certo que em cada tempo as exigências fazem este ideal ser mais latente ou mais tímido, mas o certo é que o caminho que a Igreja propõe-se é o mesmo que propunha Jesus Cristo: caminhar junto. Assim como Eva nasceu do lado de Adão, a Igreja nasceu do lado aberto de Cristo, seu esposo, justamente para caminhar junto, lado a lado. Este não é um ideal simples, mas que exige uma maturidade na caminhada.


Image title


    Neste último 29 fiz minha primeira visita a comunidade São Francisco de Assis. Que encontro agradável! Um grupo de mais de cinquenta pessoas abriram as portas do seu coração para acolher-me. Um encontro simplesmente com o intuito de nos encontrarmos. E foi bem assim mesmo que aconteceu. Desta forma pude sentir a comunidade e fiquei muito otimista com a partilha que nos fora oportunizada.

    No entanto, um destaque aqui também cabe a um dos testemunhos que a própria atual coordenadora da Comunidade nos brindou. Ana, visivelmente emocionada, nos testemunhou que a um tempo atrás procurou a comunidade apenas para preparar-se para ser madrinha de batismo, e foi justamente na acolhida do grupo de reflexão – uma das exigências dos encontros para pais e padrinhos é justamente este, participar de um encontro dos Grupos de Reflexão – que a fez nunca mais deixa-lo. Ana testemunhou a importância da acolhida do grupo e das portas abertas à ela.


Image title


    Puxa, fiquei super feliz com este momento e com a troca de experiência. E comunidade é assim mesmo, é irmãos que vão em missão, e irmãos que voltam para poder partilhar as maravilhas vividas. Esta noite foi a noite da partilha.

Deus abençoa a todos e muito obrigado pela presença, partilha e acolhida.    

Pe. Reginaldo Teruel Anselmo


(Mais fotos, clique aqui)