DIÁRIO SEMANAL


Data da Postagem: 25 de Stembro de 2017

    Esta semana foi um pouco atípica, quase todo tempo fiquei de molho. Primeiro veio um resfriado, depois uma tosse que quase desafiou minha paciência. Mas ao mesmo tempo provei o carinho e o cuidado de muitos para comigo. Porém, um remédio que muito contribuiu para a minha quase recuperação foi as visitas às comunidades da semana.

    Na quarta-feira, 20, conheci a Comunidade Nossa Senhora da Paz. Sua história narra a beleza de uma vitalidade que muitos encantou e que hoje, mesmo em meio as dificuldades, que é normal para qualquer comunidade, nota-se um renovado desejo de continuar caminhando. Ali, meditamos a experiência dos mártires coreanos e o papel do leigo neste outro lado do mundo.

Image title

                   Comunidade São Paulo Apóstolo


    Já na quinta-feira, 21, foi a vez da Comunidade Emanuel. Diferente do que já tinha testemunhado, esta comunidade, mesmo na sua pequenez, chama a atenção vários dos seus participantes. São todos adultos que participaram do mesmo grupo de jovens nos idos da juventude. Importante notar a força de um grupo de jovens que cumpriu a missão de fazer crescer a fé em seus membros. Foi muito bom ter feito esta experiência.

Image title

Comunidade São Paulo Apóstolo


    E na sexta-feira, 22, me encontrei com a Comunidade São Paulo. Um grupo animado que me recebeu com música e tudo. Foi um bate papo maduro e de um grupo que sabe o que quer. Aqui marcou a nossa consciência de que devemos assumir a missão e ir ao encontro dos irmãos e irmãs presentes nesta realidade urbanizada. Notei muita disposição no grupo, como também abertura aos que chegam.


Image title

Comunidade São Paulo Apóstolo



    Nestas três comunidades o que me chamou a atenção também foi a idade dos participantes. A sua grande maioria formada por adultos e anciãos, mas todos com uma vitalidade incrível. Tenho a impressão que são pessoas que descobriram a Pérola preciosa. Todas falam com intimidade, propriedade e amor da vida de comunidade. Esta experiência ajuda a fortalecer a fé daqueles que estão chegando. Depois, é importante não nos apropriarmos de um discurso que tem ganhado espaço nos nossos dias: descartável. Isto é, que os mais adultos e o anciãos são peças gastas e que devem ser trocadas pelos jovens. A Igreja é um organismo vivo e formada por todas as idades, como bem celebramos na liturgia deste fim de semana (cf. Mt 20,1-16a).

    E assim chegamos a mais um fim de semana que prometeu muito: matrimonio, curso, encontros, missas entre outros. Sem contar que a tosse estava no meu pé o tempo todo.


Image title

Pastoral Familiar


    Na manhã do domingo, 24, me encontrei com os casais até cinco anos de vida matrimonial para um momento de espiritualidade. Vários deles trazendo seus filhinhos e conscientes que o matrimônio, chamado a ser fecundo, deve ser cultivado com muito carinho e atenção. Foi um momento muito especial. Ali também comi um delicioso bolo de chocolate, mamma mia.


Image title

                    Pastoral Familiar - Encontro para casais com até 5 anos de casamento


    E para o almoço encontrei-me com vários membros dos Vicentinos no Asilo. Homens e mulheres que amam esta missão e fazem com tanto carinho. O Asilo e os assistidos por ele se tornaram parte constitutiva das suas vidas. Muito lindo este trabalho.

Image title

               Asilo São Vicente de Paulo - Maringá-PR


    Por fim, antes da missa meu dia terminou com visita à UTI.

    Assim pude cantar: o Senhor fez maravilhas em meu favor. E todo este envolvimento pastoral, cada encontro, cada abraço, cada palavra, foram bom remédio para minha tosse.


Pe. Reginaldo Teruel Anselmo