DOAÇÃO DE ÓRGÃOS!


Data da Postagem: 04 de Outubro de 2017

Depoimento de quem já recebeu um órgão!


Quem de nós cristãos que nunca ouviu esta frase ?


Assim relato brevemente minha história:

    Em 2003 ocasionalmente descobri que estava com Hepatite C. O início de um grande desespero, afinal não existia e até hoje não existe uma vacina ou medicamentos que cura totalmente tal vírus. Fui para o primeiro de 4 incansáveis anos de tratamento com químicas devastadoras, para o corpo; pois o vírus não conseguia eliminar.

    No primeiro tratamento em Maringá, comprimidos diários e injeções a cada 2 dias, 180 em um ano. O segundo também em Maringá, comprimidos diários, injeções toda sexta feira. A partir daí os tratamentos em São Paulo, no Hospital Emílio Ribas, especialista em infectologia, utilizando drogas que existia naqueles primeiros anos de tratamento, todos sem sucesso. A cada ano de tratamento, um ano de descanso para o organismo; lá se foram quase 10 anos, o suficiente para o vírus destruir meu fígado, apresentando inclusive uma cirrose em grau avançado em decorrência da Hepatite C e dos medicamentos fortíssimos.

    Em meados de 2015 por indicação de um amigo e excelente médico hepatologista me encaminhou para Curitiba para me inscrever na fila de transplantes.

    Decorridos 7 meses na fila, em contagem regressiva que acompanhava diariamente pela internet, sem dia, hora, mês e ano para o tão esperado transplante, recebemos uma ligação na madrugada do dia 28/08/2016 que um doador com total compatibilidade manifestava a doação de todos os órgãos possíveis.

    Caímos todos, eu, minha esposa e 2 filhos de joelhos, começamos a chorar e imediatamente procurar um meio de transporte para nos levar até Curitiba no menor tempo possível.

    As 7:00 da manhã, já em Curitiba começava a cirurgia que seria minha cura e salvação. Tudo transcorreu muito bem, com algumas intercorrências que por excelentes médicos e equipe, controlaram de imediato.

    Lá reiniciei minha nova vida, com total dependência de apoio e cuidados, que naquele momento ninguém melhor de que a pessoa que durante anos me apoiou e ajudou nos tratamentos, minha amada esposa. Dezenas de curativos, medicamentos a cada hora, exames e consultas semanais, comida especial e todos os cuidados para uma cirurgia de grande magnitude.

    Novembro chegou e para Maringá voltamos ao encontro de nossos filhos, família, amigos e parentes.

    Agora, decorrido 1 ano, em pleno mês de Setembro em que comemoramos o Mês do Doador de Órgãos, gozando de uma nova vida com uma saúde invejável, faço emocionado este relato que certamente, junto com mais outros receptores dos órgãos deste doador, podemos dizer: Ele morreu e nos salvou. Incrível o gesto de uma família que, nos piores momentos que estejam passando, tem a consciência da importância de Salvar Vidas. Incrível pensarmos hoje que um único doador pode salvar inúmeras vidas. Em um momento de diferentes crises que vivemos, devemos evidenciar a generosidade e solidariedade, que tem passado despercebidos por uma grande maioria. A cada dia que comemoro, o primeiro ano que comemorei, sei que em algum lugar, toda uma família celebra a mesma data.

    Mas o que fazer para ser um doador ? Somente manifestar seu desejo à sua família. Única e exclusivamente isso.

    Consciente deste ato sagrado, hoje totalmente restabelecido, de volta à meu trabalho, manifesto em todas ocasiões possíveis: Seja um doador de órgãos.


Dorival Donizete Stabile

Comunidade Emanuel

Paróquia Santa Maria Goretti.