SOBRE A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS


Data da Postagem: 16 de Outubro de 2017

    

    A doação de órgãos e tecidos é um ato de amor extremo, de enorme respeito pela vida e de solidariedade. Um transplante bem-sucedido, não salva apenas uma vida, mas também permite o resgate da saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado. De toda a cadeia de processos que envolvem um transplante de órgãos, o componente mais importante é o doador.

    O passo principal para se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. São os familiares os responsáveis por fazer valer a vontade daquele que partiu.

    O mês de setembro foi escolhido para abrigar uma campanha permanente de doação de órgãos e tecidos. No dia 27 de setembro comemoramos o Dia Nacional de Doação de Órgãos. A cor verde é a cor internacional desta doação.

    É no mês de setembro que são intensificadas as atividades de incentivo a doação de órgãos, favorecendo a discussão na comunidade e o esclarecimento da população a respeito do assunto.

Também é possível doar medula óssea e sangue!!!

    Para doar medula óssea basta ter de 18 a 55 anos. É necessário fazer o cadastro no Hemocentro de Maringá e manter sempre seu endereço atualizado, pois caso seja identificado alguém compatível, você será comunicado.

    Para doar sangue é necessário ter de 18 a 70 anos incompletos, pesar mais de 50 quilos e comparecer no Hemocentro de Maringá ou qualquer Banco de Sangue.


Doação de Órgãos: Fale Sobre Isso!!


Gislaine Fusco Duarte

Enfermeira

Pastoral da Saúde.