Passos juntos no anúncio da Boa Notícia!


Data da Postagem: 24 de Agosto de 2021

Na manhã do último domingo, 22, tivemos alegria de nos reunir, ainda que em tempo de pandemia e respeitando todas as boas medidas, nos capacitando ainda mais para a catequese pré-batismal online. Desde o início da pandemia estamos atendendo os pais e padrinhos que pedem o sagrado Batismo aos seus filhos. Foi preciso, como muitos, nos reinventar. E tem dado muito certo. Deus no comando! Com a necessidade de reinventarmo-nos, constantemente, vem também a necessidade e aprofundamento. E nessa manhã o Senhor nos chamou através de pessoas que edificaram nossas vidas com suas vivências em Cristo e de Igreja e nos encheu do Espírito Santo.

Em nome da Pastoral do Batismo, agradeço ao Movimento Eclesiástico da Renovação Carismática Católica da nossa Paróquia.

Maria Madalena Albino Barrachi

Coordenadora da Pastoral do Batismo.

Impossível imaginarmos uma árvore frondosa, produzindo belos e saborosos frutos, sem raízes fortes e saudáveis! Assim também acontece com a nossa Fé Cristã Católica! Para que possamos crescer como Cristãos Católicos e darmos belos e saborosos frutos não apenas na Igreja, mas na sociedade como um todo e onde quer que estejamos plantados, é necessário que nossas raízes estejam bem fortes e saudáveis. Todo Cristão é enraizado na Fé através do Anúncio do Querígma. Mas o que é isso? O Querigma é o Primeiro Anúncio de Jesus, a primeira Mensagem, o Anúncio da Boa Nova. Através do Querigma, somos apresentados a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo e compreendemos que, embora sejam três pessoas, é um único Deus – TODO AMOR, que muito mais que o nosso serviço, deseja relacionar-se conosco, de modo pessoal e comunitário. Também através do Querigma, conhecemos a missão de cada uma das pessoas da Santíssima Trindade, o Plano de Amor de Deus para cada um de nós e o que precisamos fazer para viver o Projeto Amoroso de Deus para nós. Jesus dedicou os três anos da sua vida pública, anunciando e ensinando o Querigma para seu povo e, especialmente, para seus discípulos. Não se preocupou em ensinar-lhes uma doutrina, mas a enraíza-los em Deus!

Podemos dizer que através do Querigma o Cristão é levado a nascer na Fé e, através da Catequese (ensino progressivo, constante e sistemático da doutrina) o Cristão é levado a crescer a Fé. Querigma e catequese são intrínsecos e interdependentes. Não podemos dividi-los e nem separá-los, um pressupõe o outro, assim como a árvore com suas raízes, flores e frutos.

Dócil ao Espírito Santo, a Pastoral do Batismo em nossa Paróquia lança um novo olhar amoroso para as famílias que vêm pedir o Batismo para seus Filhos, e começa a Sonhar que cada Família possa ser uma árvore muito bem enraizada, frondosa e frutífera e a Paróquia, um lindo Pomar que alimente os Filhos de Deus e lance sementes no mundo inteiro! Assim, junto com nosso Pároco, tomam a ousada iniciativa de, na formação para pais e padrinhos, dedicar um dos encontros, especificamente para trabalhar o Querigma. Parabenizamos a Pastoral do Batismo de nossa Paróquia por essa corajosa iniciativa e pelo olhar tão amoroso para com os pais e padrinhos que vêm pedir para seus filhos o Sacramento do Batismo, fonte de todas as vocações e demais sacramentos e, passaporte para a Vida Nova no Reino de Deus! Desejamos que a Pastoral do Batismo possa ser, cada dia mais, um transbordar do Amor de Deus em nossa Paróquia!

Ierecê Gilberto

MECE e Coordenadora do Grupo de Oração Dom de Deus