Homenagem aos pais.


Data da Postagem: 14 de Agosto de 2022

 Homenagem aos pais.

Iniciamos com muita alegria, neste dia 14 de agosto, Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família. Queremos nesta ocasião parabenizar os pais, pela missão tão importante que assumem diante de suas famílias: propiciar aos filhos, os meios necessários para alcançarem a educação para a fé e para a cidadania. Mas reflitamos: o que Deus espera da figura paterna, na criação de seus filhos? Papa Francisco nos aponta respostas para esta angustiante questão, diante de tantos apelos que o mundo, as mídias, as diferentes culturas nos apresentam. Ele destaca 10 pontos importantes no desempenho desta missão paterna:

1. "Toda família tem necessidade do pai. Hoje nos detemos do valor do seu papel."

2. "O pai deve estar presente na família, que seja próximo da mulher, para compartilhar tudo, alegrias e tristezas, fadigas e esperanças. E deve estar próximo dos filhos em seu crescimento: quando brincam e quando se empenham, quando ousam ou hesitam, quando erram e voltam atrás. Pai presente, sempre! Presente não significa controlador, pois pode anular o filho.”

3. “A Igreja, portanto, está empenhada em apoiar com todas as suas forças a presença generosa dos pais nas famílias, porque eles são para as novas gerações custódios e mediadores insubstituíveis da fé na bondade, na justiça e na proteção de Deus, como São José.”

4. O pai “sabe bem quanto custa transmitir esta herança: quanta proximidade, quanta doçura e quanta firmeza”, mas também “quanto consolo e recompensa se recebe quando os filhos honram esta herança! É uma alegria que redime todo cansaço, que supera toda incompreensão e cura toda ferida”.

5. “Os pais devem ser pacientes. Tantas vezes não há outra coisa a fazer se não esperar; rezar e esperar com paciência, doçura, magnanimidade, misericórdia”

6. “(…) um bom pai sabe esperar e sabe perdoar, do fundo do coração. Certo, sabe também corrigir com firmeza: não é um pai frágil, complacente, sentimental. O pai que sabe corrigir sem degradar é o mesmo que sabe proteger sem se economizar”.

7. “Sem a graça que vem do Pai que está nos céus, os pais perdem a coragem e abandonam o campo. Mas os filhos precisam encontrar um pai que os espera quando retornam dos seus insucessos. Farão de tudo para não admitir isso, para não deixarem ver, mas precisam; e não encontrar isso abre feridas difíceis de curar”.

8. “Não se poderia exprimir melhor o orgulho e a comoção de um pai que reconhece ter transmitido ao filho aquilo que realmente conta na vida, ou seja, um coração sábio”.

9. “(…) Igreja, nossa mãe, é empenhada em apoiar com todas as suas forças a presença boa e generosa dos pais nas famílias, porque esses são para as novas gerações protetores e mediadores insubstituíveis da fé na bondade, da fé na justiça e na proteção de Deus, como São José”.

10. Toda família necessita de um pai. Um pai que não se vanglorie de que seu filho seja parecido com ele, mas sem que se alegre de que aprenda a retidão e a sensatez que é o que conta na vida”.

A nossa homenagem a todos os pais que lutam por suas famílias, pela educação de seus filhos na fé, sendo agentes transformadores da sociedade através do cumprimento de sua missão paterna. Que São José interceda por todos os pais!


Pastoral Familiar

Maria Angélica e João Rogério.