Queremos ser amigos de Jesus


Data da Postagem: 19 de Stembro de 2022

Queremos ser amigos de Jesus


Nesta manhã vivemos um momento muito especial com os catequizandos da primeira etapa da Iniciação à Vida Cristã: Rito de acolhida. Foi muito especial!


Após sete encontros querigmáticos - primeiro anúncio - com os pais, orientados pela bela e responsável equipe da Renovação Carismática Católica (RCC) da Paróquia, hoje tomamos um delicioso café da manhã, partilhado por eles mesmos, com os catequizandos e catequistas. O salão estava coisa linda de se ver. Depois os catequizandos foram conduzidos ao auditório Pioneiros da Fé e os pais, no salão Espaço Petrus, tiveram um momento comigo e com a coordenação, refletindo sobre a pertença à comunidade pelo diziminho, que não é mensalidade, mas compromisso de fé.


Depois, estando todos na Igreja, para a Santa Missa, os catequizandos, do lado de fora, bateram à porta. Uma vez dirigido à mesma, o padre a abriu e iniciou um diálogo com as crianças, tendo por base duas perguntas e duas respostas:


Padre: O que vocês desejam?

Catequizandos: Queremos ser amigos de Jesus.


Padre: O que é preciso fazer para ser amigo de Jesus?

Catequizandos: Seguir os seus passos.


E assim, sob palmas e um lindo canto, acolhemos os nossos pequenos.


Como os símbolos falam, foi importante os catequizandos receberem um par de chinelinhos, os quais foram entregues, um para os pais e o outro aos catequistas. Os nossos pequenos não farão sozinhos essa caminhada de discípulos de Jesus. Se lembrarmos, no dia do sagrado Batismo deles - como também foi o nosso - o padre fez três perguntas: 1ª para os pais: Vocês estão dispostos a educar os filhos na lei de Cristo e da Igreja? A mesma pergunta os pais, que se casaram na Igreja, já tinham respondido; 2ª é feita para os padrinhos: Querem ajudar os pais nessa missão?; e a 3ª, a toda a comunidade: Vocês querem ser uma comunidade de fé, esperança e caridade, ajudando as crianças como testemunhas? Pois bem, agora, pais, padrinhos e toda comunidade caminha junto com os catequizandos. Nós não iremos propor um curso a elas, mas um percurso, por isso é uma caminhada com elas, lado a lado.


Acompanhemos, irmãos e irmãs, com nossas preces, testemunho e dízimo, nossos catequizandos, seus pais e catequistas nesse lindo percurso, crescendo nessa amizade com Jesus.


Uma palavra de gratidão às queridas catequistas pelo sim dado às turmas. Àquelas que continuam e àquelas que iniciam uma nova missão: muito obrigado e que Deus as ilumine e as conduza.


Pe. Reginaldo Teruel Anselmo