Projeto: Anjos da Eucaristia


Data da Postagem: 14 de Outubro de 2022

"Eu te amo Jesus"

"Eu te adoro Jesus"

"Eu te sirvo Jesus"


Projeto: Anjos da Eucaristia


Atentos e abertos às moções do Santo Espírito, com o desejo de envolver os nossos catequizandos, pais e catequistas, da quarta etapa, na liturgia da Santa Missa, é que a nossa Paróquia vem trabalhando com um novo projeto, "Anjos da Eucaristia", tendo como intercessores São Tarcísio e o Beato Carlo Acuttis, dois adolescentes como os nossos catequizandos.


Nessa última quinta-feira (13), o nosso pároco, Pe. Reginaldo, terminou mais uma etapa do projeto, que visava visitar e trabalhar com cada uma das sete turmas. Foram sete noites muito especiais, às quais, os catequizandos puderam aprofundar a espiritualidade Eucaristica, diante do Santíssimo Sacramento, e aproximarem-se, ainda mais, do padre.


Com o intuito de ajudá-los com a espiritualidade Eucaristica, esses encontros foram realizados na Capela Tenda do Perdão, diante do Sacrário. O padre, mistagogicamente, reuniou-se com cada turma junto a porta da Capela, lado externo. Abordou o significado da Igreja e falou sobre o sacramento do Batismo, como a porta que se abre à uma vida sacramental. "Podíamos dizer que a porta aberta, da Igreja, lembra-nos o coração de Deus, que está sempre aberto e nos convida a entrarmos e a mergulhamos em sua misericórdia ", destacou o Pe. Reginaldo. Depois, os catequizandos entraram e colocaram-se diante do sagrado Altar. Mais uma catequese foi dada, enfocando o encontro íntimo do fiel com o Altar. "Ao inclinar-mo-nos para o Altar estamos declarando o nosso amor a Jesus. É como disséssemos: 'Eu te amor Jesus'", lembrou o pároco. Num terceiro momento, já diante do Sacrário, o padre levou os catequizandos, a partirem da experiência dos discípulos e de são Tarcísio, a descobrirem a presença de Jesus junto a nós: "Eis que estou convosco todos os dias, até os fins dos tempos" (Mt 28,20). Falando sobre o sentido do ajoelhar-se ao entrarmos na Igreja e diante do Santíssimo, como o ato de adoração (cf. Mt 28,17), de reconhecimento de que Jesus é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, é Deus. "No nosso íntimo estamos dizendo a Jesus: 'Eu te adora Jesus'", destacou. Por fim, ao redor do sagrado Altar, falando mais propriamente da missão do "Anjo da Eucaristia", o Pe. Teruel destacou a dimensão do serviço: "queridos catequizandos, vocês vão servir o Senhor Jesus e a comunidade, estando bem perto, praticamente juntinhos do Altar. Talvez alguém dirá a vocês: 'Você não tem vergonha de está lá frente, vestindo aquela túnica e com uma vela na mão, queimando a cara?' À essas pessoas vocês, com um coração bondoso e gentil, dirão: 'Por que vergonha? Eu estou servindo a Jesus'. A missão de cada um de vocês, como Anjos da Eucaristia, é servir, por isso dizer: Eu te sérvio Jesus".


Portanto, as crianças cresceram nestas três dimensões: "Eu te amo Jesus. Eu te adoro Jesus. Eu te sirvo Jesus".


Rezemos por nossos catequizandos, para que cresçam na fé, descobrindo o sentido da vida em comunidade. Rezemos por eles, também, uma vez que participarão, no sábado (15), de uma manhã de oração.


Pastoral Catequética

Quarta Etapa

Paróquia Santa Maria Goretti