Matrimônio: caminhando juntos para a Santidade.


Data da Postagem: 22 de Outubro de 2022

Matrimônio: caminhando juntos para a Santidade

O maior desejo do coração humano é de vida plena, amor e capacidade de vencer as adversidades. Mas isso só se concretiza em Deus. Falta-nos, portanto, orientar as nossas vontades com a vontade de Deus de sermos Santos e resplandecermos a Sua maravilhosa Graça em nossas vidas. O mundo secular nos impõe excesso de atividades, deixando-nos dispersos, vazios e cansados quando chegamos em casa, não sobrando tempo para o carinho e o olhar, impedindo de contemplar a presença de Deus no outro. Quando nossas escolhas criam espaços de presença e qualidade para a vida conjugal, temos a oportunidade de sonhar juntos aquilo que também já está presente no coração de Deus.

Matrimônio é um Sacramento marcado pelo encontro de duas vontades que se respeitam e juntos buscam a santidade. É o acolhimento e entrelaçamento, inclusive de nossas fragilidades, mas que Deus se manifesta na forma de amor unindo o casal.

Alguns elementos são fundamentais na construção de uma vida a dois, a oração, o diálogo e o perdão.

A oração diária nos conduz para uma profunda intimidade com Cristo, é como estar ligado a videira e deixar o amor de Deus fluir naturalmente como uma seiva em nosso interior, e assim acolher e sustentar o outro, tendo reciprocidade e vida partilhada para juntos construir uma vida de amizade e respeito.

O diálogo é uma experiência profunda de proximidade, conhecimento, intercâmbio e ternura que nos liberta da solidão e do fechamento, possibilitando-nos crescer na transparência. O encontro entre duas pessoas que compartilham suas histórias, esperanças, frustrações, vontade de construir e sonhar juntos só é possível com a comunicação assertiva que é a arte da escuta, do acolhimento e do deixar-se tocar pelo que o outro é, não somente pelo que diz. É a capacidade de olhar com profundidade para reconhecer uma história santa, um caminho de salvação. É reconhecer no outro o que há de verdadeiro, bom e belo, e descobrir como o dinamismo de Deus atua nos corações. Quando não há comunicação assertiva começa a imaginação. Por isso, é necessário dialogar de maneira correta, e não falar pela metade, ou deixar o outro deduzir ou adivinhar o que queremos. Isso só irá gerar conflitos e frustrações. Podemos sim, defender nossa opinião, mas também devemos considerar a opinião do outro, pois não somos donos da verdade.

O perdão é o resultado de uma decisão interior amadurecida pela oração, mas principalmente pelo amor de Deus. Por isso, quanto o casal deixa que Ele aja e se faça presente no matrimônio, ocorre abertura de corações, dando condições para que Deus sustente e edifique o casal. O amor humano é frágil, precisamos da força do amor fiel de Deus. E com Ele, verdadeiramente iremos construir nossa casa sobre a rocha.

Quando surgir algum conflito, nunca termine o dia sem fazer as pazes. Não fiquem envergonhados de ajoelhar juntos, diante de Jesus na Eucaristia, para encontrar momentos de paz e um olhar recíproco feito de ternura e bondade. Quando o outro estiver um pouco zangado, pegue em sua mão e busque arrancar a cumplicidade de um sorriso.

As crises, tribulação, dor e enfermidades podem ser vistos como oportunidades para o crescimento. Quando aceitamos estas provações como meio de santificação, podemos utilizá-las como meio de conversão para sermos pessoas melhores. E assim descobrir a ternura na vida no relacionamento do casal

Tenha um olhar carinhoso e atento, um olhar que rompe a distância e possibilita a retomada daquele olhar de admiração e que tocou o seu coração, levando ao abraço e a contemplação do início do relacionamento conjugal.

O relacionamento conjugal desperta em nós, o melhor de nós mesmos, nossos dons, habilidades e capacidades que muitas vezes passam despercebidas. Agradecemos pela vida do nosso cônjuge que pode ser um instrumento de Deus para a nossa busca da santidade, pois quem ama, também corrige.


Alice Maria e Edilson Kaneshima

Membros da Comunidade CEFAS