IVC


Data da Postagem: 28 de Outubro de 2022

“Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo.” (EG, n.7)

Esta semana, com muita alegria e gratidão a Deus, concluímos na terça-feira(25.10.2022) o Anúncio do Querígma, com mais um lindo grupo em nossa Paróquia. Este ano, considerando o Seminário de Vida no Espírito realizado no início do ano, foram organizados 04 grupos para receberem o Anúncio do Querígma na Paróquia, totalizando mais de 150 participantes. O SVE contou com uma participação mais ampla dos paroquianos e inclusive algumas pessoas de outras paróquias. Os outros três grupos foram organizadas pela Catequese. Um deles oportunizou a participação dos catequizandos adultos e catecúmenos, outro especialmente com os pais dos catequizandos da primeira fase e este que concluímos esta semana, foi oportunizado aos pais, catequizandos adultos e catecúmenos que não conseguiram participar nas turmas anteriores. Este último grupo contou ainda com a participação de várias catequistas da nossa Paróquia.

Há pelo menos quatro anos a Catequese para Adultos já vem realizando o Anúncio do Querígma com os participantes e há dois anos com os pais dos catequizandos da Primeira fase, aqui na Paróquia. Nem mesmo o período mais crítico da pandemia nos impediu de prosseguir com essa linda missão, pois chegamos a realizar algumas turmas inclusive de forma on line.

Tem sido uma grande alegria e também fortalecimento para os Grupos de Oração da RCC na Paróquia, desde o início, protagonizar, a convite do Padre Reginaldo Teruel Anselmo, nosso Pároco, a realização de cada um desses grupos para o Anúncio do Querígma, em comunhão e unidade com todo o trabalho de Evangelização em nossa Paróquia e Arquidiocese, uma vez que o Anúncio do Querígma tem sido prioridade para a iniciação cristã aqui na Arquidiocese!

A dinâmica de sete encontros (semanal ou quinzenal), apresentando um tema a cada semana, todos fundamentados na Palavra, permite aos participantes o exercício da disciplina, da decisão/escolhas, da geração e fortalecimento de vínculos fraternos e da perseverança. Para os que participaram dos encontros, mesmo os que não puderam perseverar até o final, foi uma belíssima experiência no Amor de Deus e aos irmãos!

Podemos dizer que através do Querígma o Cristão é levado a nascer na Fé, fazendo seu encontro pessoal com a Pessoa de Jesus Cristo e, através da Catequese (ensino progressivo, constante e sistemático da doutrina) o Cristão é levado a crescer a Fé. Querígma e catequese são intrínsecos e interdependentes. Não podemos dividi-los e nem separá-los, um pressupõe o outro, assim como a árvore com suas raízes, flores e frutos.

Concluir os sete encontros do Anúncio do Querígma não significa o ponto final na caminhada do Cristão, ao contrário, trata-se do ponto de partida para nossa belíssima caminhada como povo de Deus! Nessa caminhada, vamos precisar retomar dia a dia esses temas para aprofunda-los e aplica-los na vida pessoal e comunitária!

Que venham os Frutos, para o Reino de Deus!

“Na base da vida cristã, está a alegria do encontro com a Palavra. Ela não é, em primeiro lugar, um livro, mas uma pessoa: Jesus Cristo.” (Estudos da CNBB, Doc 114, n. 48)

Ierecê Gilberto - Grupo de Oração Dom de Deus - Renovação Carismática Católica