Projeto Promover a Cultura do Encontro


Data da Postagem: 24 de Fevereiro de 2023

Fazer-se próximo!

O tempo da Quaresma é um período precioso à vida cristã. Quantas transformações, quanta libertação, cura, etc., acontecem a partir dos propósitos sérios que os fiéis abraçam nos quarenta dias de deserto quaresmal e que depois levam para a vida toda! Aproveitemos desta grande oportunidade que a Mãe Igreja nos oferece.

No âmbito dos bons propósitos quaresmais, rumo à Páscoa da Ressurreição do Senhor Jesus, o nosso Apostolado da Oração iniciou um projeto novo: ir ao encontro do outro, num pastoreio constante. Na verdade, desde o início do pontificado do amado Papa Francisco, a Igreja tem sido motivada a promover a cultura do encontro. E como temos percebido, nestes tempos atuais, diante da falta de respeito, em sentido amplo, a urgência de assumirmos esta que é uma missão batismal. Diante de conflitos mundiais e nacionais, de dias que se mostram incertos, é preciso tomar novo fôlego, no Senhor, arregaçar as mangas, apertar as sandálias e tomar os asfaltos do mundo urbano e promover a cultura tão sonhada. A paciência de um artesão nos inspira em tarefa tão desafiadora e exigente.

Sendo assim, na tarde dessa última quinta-feira, o primeiro grupo de apóstolas do Sagrado Coração de Jesus fizeram a sua primeira visita apostólica à uma associada que não tem podido estar presente nas celebrações e nos encontros, mas que continua com o coração ardente de amor ao Sagrado Coração de Jesus. Como fez bem ao grupo essa visita. “Foi um momento maravilhoso de reencontrar uma pessoa tão querida. A partir do encontro, percebemos que podemos fazer algo a mais: como a nossa visitada tem medo, por conta da idade, de vir sozinha a Santa Missa, sobretudo das primeiras sextas, iremos buscá-la em casa”, como partilhou a apóstola Silvia Dantas. “Ser um pouco de luz na vida do outro e receber a luz do outro em nossa vida, é uma bênção”, destacou a outra apóstola, Sônia Maria Gomes Fogaça.

Desejamos aos membros do Apostolado da Oração, sobretudo às equipes de visitação, que este seja um marco em suas vidas e que traga tantas coisas boas, sobretudo, às pessoas visitadas. E a todos, nós, irmãos e irmãs, acompanhemos o nosso Apostolado da Oração nesta linda missão, de promover a cultura do encontro. E que, ao mesmo tempo, que esta provocação, de promover a cultura do encontro, nos tire, a todos nós, das zonas de conforto, e nos leve a dar passos significativos na construção do Reino de Deus.

Para aqueles, homens e mulheres, que desejam conhecer a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, vivida pelo Apostolado da Oração, poderão participar dos encontros nos primeiros domingos de cada mês, às 16h no Centro Pastoral, bem como participar da Santa Missa, ponto alto e coração da espiritualidade, nas primeira sextas-feiras do mês, às 19h, na Matriz.