Lanche no Hospital


Data da Postagem: 10 de Março de 2023

Lanche no Hospital


A Quaresma é tempo de iluminação e purificação. É caminho para a festa da libertação, a Páscoa da Ressurreição. Quaresma é caminho com o Senhor, quando somos conduzidos pelo Pai, na força do Santo Espírito.


Com os olhos fixos no Filho amado do Pai, e atentos à sua voz, seguimos nossa caminhada rumo ao céu, no sopro do Paráclito. Podemos dizer que, nesta caminhada rumo ao céu, ao coração do Pai, é o próprio Defensor quem nos ajuda a ouvir a voz do Filho amado e a obedecê-lo, bem como a abrirmos os olhos às múltiplas realidades marcadas pela morte, de onde os gritos visitam o céu, e a sermos, ali, sinais de ressurreição.


Por vezes, a tentação de olharmos para o outro lado e ignorarmos o grito da fome, nos leva à mesma atitude dos discípulos: Senhor, faça alguma coisa, despeça-os, a fim de que resolvam os seus problemas. Mas, graças ao bom Pai, o Espírito nos desperta para a voz de Jesus, que nos convida: "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16).


Sendo assim, neste tempo de purificação, saindo de nós mesmos e atentos ao outro, e iluminados pelo Evangelho, que faz sair das sombras da indiferença o pobrezinho e o indigente (cf. Sl 112), queremos abraçar mais um projeto que evidencie o Reino de Deus (cf. Jo 14,12s). Como fruto quaresmal e provocados pela Campanha da Fraternidade, nessa última quarta-feira (8), um grupo de fiéis da comunidade idealizou o projeto "Dai-lhes vós mesmos de comer".


Este novo projeto está relacionado com algo que a comunidade realizava antes da pandemia: a partilha do lanche. O campo de atuação do novo projeto será o nosso Hospital Universitário, em todas as tardes de quartas e quintas-feiras (das 14h às 15h) com a partilha de, pelo menos, duzentos (200) lanches completos, recheados de muito amor e carinho.


É preciso saber que esses nossos irmãos que procuram o Hospital, vêm das diferentes cidades da região. Na maioria das vezes, saem muito cedo de seus lares, por conta dos horários do transporte de suas prefeituras, e voltam para suas casas muito tarde, início da noite. Alguns trazem os seus filhos, pois não têm com quem deixá-los. Os mesmos, por vezes, não dispõe de dinheiro para comer. É um quadro real e não podemos mandar embora, com fome, esses nossos irmãos. Nós abraçaremos esses dias e horários, mas, graças a Deus, outras paróquias também estão atuando em outros horários e outras já estão se organizando. Testemunharemos de perto a festa da partilha.


Por ser um projeto semanal, vamos precisar de agentes de transformação que o abracem e atuem em três frentes: a) o grupo para montar os lanches, preparar as garrafas com café, leite e chá; b) o grupo que visita o Hospital; c) o grupo de benfeitores, aqueles que poderão fazer as suas doações. Também queremos, nas Santas Missas nas comunidades, fazer coletas de leite e café. Como podemos ver: tem espaço para todo mundo.


Na próxima quinta-feira (16/3), às 14h30, no Centro Pastoral, teremos a nossa reunião para apresentar o projeto e organizar as equipes. Caso você queira conhecer o projeto, seja bem vindo. Você também poderá deixar o seu contato na secretaria paroquial.


Desde já, agradeço de coração a todos que já se manifestaram prontamente. E a todos, peço que coloquem este projeto em suas orações.
Pe. Reginaldo Teruel Anselmo