2º Santa Missa Jubilar


Data da Postagem: 04 de Outubro de 2023

Nessa última terça-feira, 3, aconteceu em nossa Paróquia a segunda Santa Missa jubilar. A proposta da equipe jubilar é, em cada uma das doze celebrações, louvar e agradecer a Deus o dom da vida, o dom da vocação, os diferentes carismas e ministérios, à luz das virtudes teologais, fé, esperança e caridade.

Ontem rezamos com e pelos conselhos paroquiais, colunas na ação evangelizadora, CPP, CAE, COMIPA e CL, com uma prece especial aos pioneiros vivos.

Logo no início, junto a porta principal, os batizados plantaram a terceira oliveira, que foi levada ao presbitério, com a vela jubilar, pelos pioneiros. Em seguida foi lido trechos dos primeiros quatros anos da Paróquia, com destaque ao modelo eclesial de Igreja, Povo de Deus, gestado pelo Concilio Vaticano II, uma vez que a Paróquia nasceu à luz do Concílio. Após a Oração dos fiéis, o pioneiro Rafael amarrou na oliveira a placa de identificação (3/10/23 - Pioneiros). Depois, o pároco chamou à frente todos os membros dos quatro conselhos, os quais, após terem acendido suas velas na grande vela jubilar - que irá peregrinar por todos os conselheiros - renovaram sua missão em uma linda oração do discípulo. Momento forte na celebração. Juntou-se ao grupo alguns fiéis da CEM Emanuel que receberam a capela de Santa Maria Goretti que irá peregrinar, durante o mês, na comunidade. Por fim, o padre convidou os pioneiros ao presbitério, colocando-os ao centro. Os mesmos foram aplaudidos, agradecidos e presenteados. Tão lindo e emocionante ver aqueles que colocaram as bases da nossa paróquia.

Na homilia, o pároco, Pe. Teruel, destacou o modelo eclesial apresentado no evangelho proclamado, Mc 9,14-29: uma multidão, com os seus pastores, mas sem Jesus, sem a fé no Deus uno-trino, é uma comunidade doente: não ouve, não vê e não anda. "Jesus", disse o padre, "primeiro toma conhecimento da realidade, faz um diagnóstico sinodal, se aproxima, questiona - 'desde quando está assim?', ouve, e, só depois, intervém. Uma comunidade que não é capaz de se aproximar das realidades, ficando presa na mesmice, que não se questiona e nem ouve, está fadada ao fracasso. Será apenas uma multidão de pessoas. A fé é caminhar, com pés firmes no Caminho, degustando antecipadamente as coisas do Alto, como fizeram o povo de Israel, as primeiras comunidades cristãs, os protomartires brasileiros, como fizeram os nossos pioneiros. Coloquemos Jesus Cristo no centro".

Após a Santa Missa, o grupo fez uma linda foto, recebeu o programa para o Ano Jubilar e, em seguida, festejaram com um delicioso jantar, preparado pela segunda equipe jubilar.

Equipe Jubilar Paróquia Sta Maria Goretti