FESTEJOS DA PADROEIRA


Data da Postagem: 01 de Junho de 2018

                 Queridos irmãos e irmãs, paz e alegria!


                Aproxima-se o período de grande festa da nossa Paróquia em comemoração ao dia da nossa querida e santa padroeira, Santa Maria Goretti. E como comunidade, de fé, esperança e caridade, queremos viver e celebrar muito bem este tempo, que quer ser de graças e bênçãos. Um tempo especial que deixará do eterno em nossas vidas, e por isso mesmo, vidas transformadas. Um tempo fecundo que nos ajudará, neste Ano do Laicato, a olhar para nossa padroeira, leiga como muitos de vocês, como uma bússola, istoé, modelo e inspiração para os nossos atuais.

                    Três perguntas nos ajudarão neste percurso:

   

Por que uma padroeira?

                    Desde pequenos, vemos que a cidade, o país, a paróquia, as profissões, enfim, todas têm algo em  comum: um padroeiro. Assim, junto com esta primeira pergunta, podemos nos fazer uma outra: quando teve início este costume na história da Igreja? Importante conhecer as origem para não só repetir costumes.

                     Padroeiro é uma palavra latina que vem da evolução de patronariu, patronus,patrono, logo, que tem a intenção de proteger, defender. Fica-nos claro, para não confundirmos as coisas e gerar mais dúvidas ainda: não significa colocar no lugar de Deus que é, por excelência, aquele que protege e defende.

                     Algumas pasagensbíblicas mostram a existência de anjos protetores que velam pelo destino de um lugar (Dn 10, 13.20), de um povo - "Naquele tempo se levantará Miguel (...), que se levanta a favor dos filhos do teu povo(...); livrar-se-á o teu povo" (Dn 12, 1). Como também encontramos nos primeiros séculos do cristianismo, como os sete anjos protetores das igrejas (Ap 1, 20), ou ainda no costume de tomar um santo ou um mártir como modelo, intercessor e patrono de um lugar: O certo é que já no século VII todas as Igrejas o tinham.

                    Diante do que vem apresentado, é importante ainda mencionar que o santo escolhido, para aquela comunidade de fé, significava o amparo, uma vez que tornaram-se, em Cristo, "semelhantes a ele" (1Jo 3, 2); com a missão - porque continuam trabalhando na glória - de defender a Igreja do Senhor. Por isto mesmo, uma rica amizade deve crescer entre os eleitos do Senhor, que são chamados irmãos, pois o amor os liga todos, sem separação, pois somos porção do mesmo Povo Santo de Deus. O amor une todos no Amor, sobretudo nas horas difíceis da vida.

                        Também o Concílio Vaticano II nos deixou uma palavra quant aos santos padroeiros: É conveniente que amemos aos amigos e c-herdeiros de Cristo, nossos irmãos e exímios benfeitores; que rendamos graças a Deus pelo que devemos a eles; que os invoquemos humildimente e, para pedir a Deus as bênçãos por meio de seu Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que é o único Redentor e Salvador, recorramos às suas orações, proteção e socorro. Todos os genuínos testmunhos de amor que oferecemos aos bem-aventurados se dirigem, por sua própria natureza, a Cristo e termina em Deus, que é a Coroa de todos os santos.


Por que esta padroeira para nossa paróquia?     

                               Como aprendemos, os santos, além de intercederem por nós junto a Jesus, nos são apresentados como modelos a serem seguidos, justamente por se tratarem de pessoas virtuosas, que no seu tempo entregaram suas vidas a Deus e tomaram o santo Evangelho como regra de vida, fazendo a diferença em cada realidade. Eles nos ajudam a entender o que Jesus disse aos seus : não somos do mundo, mas nele temos uma missão (cf. Jo 17, 11-26). Somos de Deus, e é Deus quem nos ilumina para entender os tempos e transformá-los, como sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-16), e não deixar que o mundo dite e imponha suas regras. 

                            E é neste sentido que entendemos a escolha desta santa para a nossa comunidade (1964). Dom Jaime a escolheu, logo após a sua canonização (1950), justamente para ser uma proteção, e um modelo de vida para os jovens. Não uma paróquia formada só por moças, mas para que essas a vissem como inspiração de santidade.

                               Por isto, sobretudo o jovem que tem desejo de cultivar o projeto de Deus em suas vidas, a santidade, olhando para ela encontrará inspiração e intercessão para viver uma vida virtuosa na Comunidade e na Sociedade.


por que uma novena?   

                         Talvez alguém poderia pensar que uma novena é como que uma barganha com deus, com os Santos e ou com os Anjos. Mas na verdade, a novena traz consigo uma grande força, e por meio dela muitas coisas acontecem. Imaginem cem, duzentas pessoas com os joelhos dobrados diante de Deus, rezando para as mesmas intenções, na mesma fé? Esta atitude fará crescer em nós a consciência de que não estamos sozinhos nesta caminhada, isto é, o sentido eclesial da fé. Pensem que isto será feito em clima de perseverança, isto é, nove dias que deixaremos outras coisas de lado, colocando nosso coração no ritmo do coração de Deus, priorizando-O em nossa vida, ajudados pela santa? Esta atidude faz crescer em nós, na mesma esperança, a capacidade de ntercessão que temos pelo batismo. Pensem ainda que as noites nos abrirá às realidades do outro irmão, rompendo com a tentação de querer tudo sozinho e pra si, o que fará crescer em nós a caridade.

                                Com este olhar, de forma alguma se pode pensar em barganha. Pelo contrário, o próprio caminho já será uma grande graça, por gerar em cada pessoa as virtudes teologais: fé, esperança e caridade.


por isto celebrar com festa a nossa padroeira

                             Sim, queremos celebrar com festa este dia. Primeiro porque aqueles que morreram puros no Senhor e alcançaram o céu, pelos méritos de Cristo, numa vida exemplar e virtuosa, continuam junto de Deus intercedendo por nós, que ainda estamos na travessia (Hb 1, 1-4; Ap 6, 9-11). Nós cremos na comunhão dos santos.

                                 Assim, este período, que queremos chamar de Festejos da Padroeira, quer ser para nós dias de graças e bênçãos. Serão dias onde também conheceremos as virtudes que foram cutivadas por Santa Maria Goretti, refletindo sua vida como leiga; refletimos ainda nossa vida paroquial, onde cada um de vocês, leigos e leigas, são chamados a encontrar o seu lugar. Como podemos notar, serão dias de celebração, reflexão e fortalecimento da participação de cada um na vida da Igreja.

                                   Neste sentido e em harmonia com o Papa Francisco, a festa da nossa padroeira quer ser a festa do encontro: com Deus, comigo mesmo, com o outro da minha comunidade e com o outro que tanto necessita.

                             Por fim, irmãs e irmãos, é nesse sentido que os convido a participarem da novena, aonde a cada dia iremos pedir um fruto do Espírito Santos, uma vez que os santos, e por isto a nossa querida Santa Maria Goretti, sempre foram pessoas virtuosas, repletas do Espírito de Deus. O tema do nosso festejo: Santa Maria Goretti, uma bússola para os nossos dias.

                                     Irmãs e irmãos, vamos juntos fazer deste momento um divisor em nossas vidas.

                                    Meu abraço e minha bênção a todos.