"VEM E SEGUE-ME"


Data da Postagem: 12 de Agosto de 2019


Estamos iniciando o mês, comumente chamado das vocações, no qual celebramos muitas datas importantes, que nos levam a olhar para o Pai, em Cristo e na força do Espírito Santo, e agradecer o dom da vida de cada um. Entre outras, temos o dia do padre, dos pais, dos catequistas, dos religiosos, da Assunção, depois temos ainda o dia do estudante, do fotógrafo, do feirante, do soldado e do psicólogo. Em cada profissão podemos ver o cuidado de Deus para com todos nós.

Quando falamos em vocação, no âmbito da fé, estamos reafirmando que cada um de nós é chamado e tem um lugar no projeto de Deus, o qual já vai se realizando no hoje da nossa história, onde cada um de nós se torna o prolongamento Dele no tempo, como afirma São Paulo: “já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Por isso mesmo que o divino Espírito Santo desperta em cada um, e ninguém fica de fora, dons e talentos, a fim de servirmos a Deus, como pessoas felizes e realizadas, e servir à pessoa do outro, que é o dom mais precioso das mãos do Criador.

Ao abordarmos um tema tão oportuno, chamado, lembramos que Cristo continua chamando, vem e segue-me (Mt 19,21), e a reflexão que nos cabe, é justamente quanto ao seguimento de Jesus. Não se trata de um seguimento de uma ideologia, de uma filosofia de vida, mas de uma Pessoa, que é Jesus Cristo, o filho de Deus, o salvador, e dedicar-se à sua causa, ou seja, com os dons e talentos a nós confiados (Lc 19,11)-27), sendo sal e luz (Mt 5,13-16), dedicamo-nos à dilatação do Reino de Deus, que também é nosso. Nesse sentido, somos chamados a dar um sabor diferente a tudo aquilo a que nos propomos, onde estivermos. E essa é uma das grandes diferenças de uma pessoa que crê: fazer a mesma coisa que outros fazem, mas com um sabor totalmente diferente, com um olhar diferente, onde a lógica é o projeto amoroso de Deus e não do mundo.

Como vocacionados do Pai, em Cristo e na força do Espírito Santo, cada vocação vai deixando no mundo o perfume do céu. Como está supracitado, o vocacionado é chamado a exercer as mesmas profissões que também outras pessoas exercem, mas com um sabor distinto, isto é, com uma postura diferente, com uma mentalidade diferente: não é só um estudante, mas um estudante que ama e serve a Deus; não é só um psicólogo, mas um psicólogo que ama e serve a Deus; não é só um soldado, mas um soldado que ama e serve a Deus. E a diferença está em ser ali o prolongamento daquela pessoa a quem se tem dedicado.

É nesse sentido e com essa intenção que quero motivar você a participar de um dos momentos fortes da comunidade, a Novena Missionária. É certo que o mês das missões acontece em outubro, mas dada a sua importância, a nossa Arquidiocese consagrou este tempo mais prolongado – de agosto a outubro – para refletirmos sobre algo que é essencial na vida de cada batizado: a missão. E para melhor viver esse tempo, teremos uma noite (19) de aprofundamento sobre a missiologia, com o Prof. Dr. Pe. Gelson, às 20h, no nosso Centro Pastoral.

Vivamos juntos este tempo da graça.

Pe. Reginaldo Teruel Anselmo