Entrar no caminho do Senhor.


Data da Postagem: 08 de Agosto de 2022

Entrar no caminho do Senhor.

Durante as Santas Missas de sábado (6) e de domingo (7) foram acolhidos ao catecumenato os nossos catecúmenos e catequizandos adultos. Um bonito grupo de jovens e adultos bateram à porta e manifestaram o desejo de seguir o Senhor. "Pedimos a fé, pois ela nos trará a Salvação", manifestaram publicamente diante de todos. E, em seguida, após seguirem em procissão até o sagrado Altar, foram marcados, por mim, com o sinal da Cruz em suas frontes.

Também tivemos o encontro com os pais dos catequizandos da quarta fase, que conheceram e aprovaram o projeto Anjos da Eucaristia. Será um tempo de crescimento, inclusive para os pais, que irão aprofundar, com os filhos, o mistério Eucarístico. Nessa mesma manhã, os pais dos catequizandos da primeira fase aprofundaram mais um tema do querigma, no projeto de iniciação à vida cristã, com a assessoria da Renovação Carismática Católica. Com destaque ainda, a Feirinha da Solidariedade, onde colocaram seus dons e talentos a serviço da promoção humana, partilhando com as mulheres haitianas, num bonito projeto missionário no Haiti.

Assim, ajudados pela bela liturgia do fim de semana, refletimos sobre esse seguir a Jesus. O Salmo deixa em evidência que somos um povo eleito, escolhido. É o Senhor quem toma a iniciativa da eleição, como Jesus mesmo disse: "não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi". Esse não é um simples dado, mas um elemento essencial. Somos escolhidos por Ele para estar no seu caminho. Por vezes somos tentados a escolher o Senhor, colocá-lo em um andor, e fazê-lo andar no nosso caminho, isto é, o contrário. Com tal postura, queremos um Deus segundo as nossas necessidades, pra realizar o que nós desejamos, logo, um Deus preso e subserviente, para fazer acontecer o reino a cada um, marcado por interesses mil, ódio, violência, infidelidades, grosserias, etc. Quando, na verdade, devemos estar no caminho do Senhor, atrás Dele, aprendendo como discípulos, vivendo como discípulos, abraçando o seu Reino, que é "justiça, paz e alegria no Espírito". Por isso, o Sagrado Evangelho nos fala de vigilância e prontidão, como posturas e atitudes de quem está descendo com o Senhor para a Jerusalém Celeste.

Todos nós, a partir da sagrada liturgia do fim de semana, bem como do rito de acolhimento ao catecumenato, devemos nos questionar se estamos no caminho do Senhor, ou Ele está no nosso caminho.

Rezemos, durante esta semana, pelas vocações sacerdotais, para que o Senhor desperte no coração dos jovens a vocação ministerial, a fim que novos padres, homens de Deus, nos apontem o verdadeiro caminho e saciem a fome do povo santo de Deus, durante o tempo da travessia, com o verdadeiro alimento, a Sagrada Eucaristia.

Pe. Reginaldo Teruel Anselmo

Pároco desde 17/8/2017