ORDEM


           Deus se manifesta aos homens também através de pessoas revestidas da função de serviço e de autoridade espiritual para falar em nome de Cristo e de toda a comunidade. São os padres, diáconos e bispos, pessoas que, após profundo preparo nos estudos e decisão vocacional, assumem perante a Igreja e a comunidade a continuação da presença de Jesus entre nós. Esse sacerdócio confere aos padres participar do poder universal de Jesus, celebrando a presença de Deus entre o povo e com o povo.

    O Sacramento da Ordem também é nosso, pois todo o povo cristão, pelo batismo, faz parte do sacerdócio de Jesus, para, com os padres e através deles, santificar a comunidade.

    É constituido por três graus distintos: o episcopal, o presbiterial e diaconal. É conferido em qualquer de seus graus pela imposição das mãos do Bispo e pela oração consecratória prescrita nos livros litúrgicos.

    O primeiro grau se constitui pela ordenação episcopal (Bispo). O Papa também é bispo, é sucessor de Pedro pastor de toda a Igreja. O segundo grau de Ordem sacerdotal se dá por meio da ordenação presbiterial e constitui os padres. O terceiro grau da Ordem sacerdotal se dá por meio da ordenação diaconal para servir o povo, existe também a possibilidade de o diaconato ser conferido a homens casados.

Fonte: Estatutos, Diretórios e Subsídios - Arquidioces de MAringá 2014; Guia Católico de Postura Comunitária - Divina Maria Diniz Bertalia 2000